O profissional da Psicologia atua de diversas formas em contextos muitas vezes restritos ou no limite de muitas situações humanas nas áreas clínica, hospitalar, forense, jurídica, educacional entre outras. Dessa forma sua atuação está permeada pela responsabilidade de analisar e compreender questões internas e externas do homem que é atingido por algum sofrimento.
A Psicologia é uma importante profissão na atualidade e fundamental para o estudo das complexidades do mundo e do homem contemporâneo.
Equivocadamente o trabalho do Psicólogo é associado a pessoas com transtornos psiquiátricos, o que não tem fundamento algum pois o acompanhamento psicoterápico é indicado a todos que possuem insatisfação em qualquer âmbito, seja profissional, pessoal, amoroso ou financeiro. Além de identificar traumas, medos e receios que podem acarretar em uma fase frustrada e questões da vida ainda não elaboradas, o processo psicoterapêutico está profundamente ligado à compreensão e possíveis resoluções de conflitos internos, frustrações e mudanças de padrões pré-estabelecidos, assim como tratamento psicológico de transtornos psíquicos, favorecendo maior bem estar, qualidade nas emoções e nas decisões de vida de cada indivíduo.
Indicado para pessoas de qualquer idade, com o intuito de auxiliar em processos de autoconhecimento e conflitos emocionais, doenças não diagnosticadas e, problemas de relacionamento e em outros casos em que é importante procurar um psicólogo. O acompanhamento com o profissional provavelmente trará uma melhor compreensão de si, saúde psíquica e emocional, equilíbrio psicológico e novas formas para lidar com desafios da vida cotidiana.