O processo psicoterápico envolve autoconhecimento, enfrentamento de situações desafiadoras, liberação e emoções, sentimentos e sensações que trazemos ao longo da história de vida pessoal. Conhecer e conviver com a imagem de quem realmente somos e desfazer as falsas impressões, crenças, valores, aspectos limitantes que atingem a autoimagem é parte do confronto que progressivamente ocorre sessão por sessão.
Gradualmente esse processo somos apresentados a nós mesmos, o que permite a compreensão de quem somos, das verdades da natureza individual e do contato com a própria alma. Nos tornamos independentes, adquirindo liberdade interior para decidir, amar e ser! Conscientes das próprias necessidades e valores, ao longo do processo são desenvolvidas individualidade, singularidade e criatividade de cada indivíduo.
Na conversa com o psicólogo os fantasmas são desfeitos, as fantasias de conceitos e crenças são vistas, o controle e a busca de uma segurança agora são observados outra forma. O empenho e o trabalho são intensos, mas no final sempre vale muito a pena, afinal de contas descobrir-se um ser capaz de desenvolver novas potencialidades e individualidade é sempre libertador, conduz a novos horizontes e nos tornamos protagonistas da própria existência.