Um pouco sobre a Personalidade para alunos do Curso Técnico de Enfermagem
A Psicanálise entende que a personalidade é composta por três grandes sistemas psíquicos: o id, o ego e o superego, cujas interações dinâmicas resultam no comportamento do indivíduo
Freud considerava o processo de desenvolvimento da personalidade contínuo, qualificando os primeiros cincos anos de vida como a fase mais importante para a sua estruturação permanente.
A teoria freudiana é totalmente desenvolvimentista, uma vez que relaciona a formação da personalidade ao processo de desenvolvimento do instinto sexual, que iniciaria no primeiro ano de vida do indivíduo.
A psicanálise defende que existem cinco estágios psicossexuais, responsáveis pela maneira específica como cada um vive e lida com conflitos despertados nessas fases: Fase Oral, Fase anal, Fase fálica, Fase de latência, Fase genital.
A personalidade revela traços (positivos ou negativos) que diferenciam os seres humanos, e que interferem no meio em que se relacionam. Mas como nasce? Ou melhor, como forma-se a personalidade em cada um de nós?
Na formação da Personalidade cada um desenvolve ao longo das vivências a personalidade própria, apesar de alguns de nós termos características semelhantes no que se refere à personalidade, ela não se repete na íntegra em outro indivíduo. Somos únicos!
Os pesquisadores entendem que o crescimento e o desenvolvimento psicológico de cada pessoa dependem de vários fatores, um deles é o fator hereditário, porém ele não será o único responsável pelos traços de personalidade, também contribuirão para essa formação: o ambiente, as influências vividas pela pessoa no passado, no decorrer da sua vida e na atual (pessoal e sociocultural). É um processo dinâmico.