Atuação em Psicologia I

Para auxiliar na compreensão da atuação em Psicologia, compartilho algumas informações acerca do exercício da profissão para que quaisquer pessoas conheçam e tenham acesso, se beneficiando dessa ciência.

O Conselho Federal de Psicologia na Resolução 13/2007 descreve:

“A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia”.

A descrição dessas configurações de atuação está de forma objetiva e resumida, quem desejar acessar mais informações deixarei links de sites para consultar!

01. Psicologia Escolar/Educacional – Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colaborando para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre ás dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo.

02. Psicologia Organizacional e do Trabalho – Analisa e promove atividades de desenvolvimento organizacional e atua em ações humanas nas organizações, evolução de equipes, consultoria organizacional, seleção, acompanhamento e progressão de pessoal, estudo e planejamento de condições de trabalho, estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador. Analisa, desenvolve, diagnostica e orienta casos na área da saúde do trabalhador, observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde. Pode atuar de forma generalista, ampliando funções, sem cessar  intermediando a gestão humana com a instituição da empresa.

03. Psicologia do Trânsito – Atua na exploração do conhecimento e estudo do comportamento humano no trânsito, a partir da investigação dos processos externos e internos, e os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesses processos. Desenvolve estudos sobre o fator humano para favorecer a elaboração e aplicação de medidas de segurança; elabora e aplica técnicas de mensuração das aptidões, habilidades e capacidades psicológicas dos condutores e candidatos à habilitação, atuando em equipes multiprofissionais, para aplicar os métodos psicotécnicos de diagnóstico; dialoga com os profissionais da área médica e da educação (instrutores /professores/examinadores) por meio de estudos de caso de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação; desenvolve estudos de campo e em laboratório, do comportamento individual e coletivo em diferentes circunstâncias de tráfego para sugerir medidas preventivas; estuda os efeitos psicológicos do uso de drogas e outras substâncias químicas na situação de trânsito; presta assessoria e consultoria a órgãos públicos e privados nas questões relacionadas ao tráfego e transporte; e atua como perito em exames de habilitação, reabilitação ou readaptação profissional.

04. Psicologia Jurídica – Atua no âmbito da Justiça, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, centrando sua atuação na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos indivíduos que carecem de tal intervenção, para possibilitar a avaliação das características de personalidade e fornecer subsídios ao processo judicial, além de contribuir para a formulação, revisão e interpretação das leis (para ler mais clique aqui)

05. Psicologia do Esporte – É uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a avanço do desempenho esportivo. Estuda, identifica e compreende teorias e técnicas psicológicas que podem ser aplicadas nos cenários esportivos e de atividade física, tanto em nível individual – o atleta ou indivíduo praticante – como grupal – equipes esportivas ou de praticantes de exercícios. Sua atuação é tanto diagnóstica, desenvolvendo e aplicando instrumentos para determinação de perfil individual e coletivo, capacidade motora e cognitiva voltada para a prática esportiva, quanto interventiva atuando diretamente na transformação de padrões de comportamento que interferem na prática da atividade física regular e/ou competitiva.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA                                                                           

Sites:                                                                                                                              

http://site.cfp.org.br/

http://www.psicologiaexplica.com.br/conheca-a-psicologia/areas-de-atuacao/

Deixe seu comentário

Posts Relacionados: