O principal objetivo da Avaliação Psicológica é o estudo e interpretação de importantes informações a respeito dos fenômenos psicológicos do indivíduo com relação à sociedade, consigo mesmo e questões subjacentes. Esse processo técnico-científico utiliza-se da coleta de dados que podem ser aplicados de forma individual ou grupal.
Nesse processo integrativo, contém entrevistas, aplicação de testes, técnicas, observações e análises, por meio das quais é possível investigar e analisar diferentes características do ser humano como emoção, afeto, cognição, inteligência, personalidade, motivação, memória, atenção, percepção e outros.
A Avaliação Psicológica é uma das áreas mais antigas e mais importantes da Psicologia. É, por lei, uma prática exclusiva do psicólogo, subsidiando seu trabalho nos mais diversos campos de atuação, dentre eles, a saúde, a educação, o trabalho e outros (CFP, 2011).
Cada vez mais, a análise e compreensão de técnicas de avaliação psicológica são desenvolvidas e com maior qualidade em seus resultados. Quando bem utilizadas, contribuem não apenas para melhorar a vida de uma pessoa, mas principalmente para a melhoria de uma sociedade como um todo.