Através da avaliação psicológica é possível estudar a personalidade, as competências cognitivas e as competências da memória, entre muitas outras dimensões da psique de cada indivíduo. Desta forma, a avaliação psicológica abrange diferentes realidades, englobando instituições dos mais diversos segmentos, beneficiando o desenvolvimento humano na sociedade.
Avaliação Psicológica na área da saúde – A avaliação psicológica no contexto da saúde é um dos mais importantes recursos para a sistematização dos vários aspectos do funcionamento dos usuários dos serviços de saúde e na elaboração de protocolos, podendo desempenhar um relevante papel social, como ajudar a documentar a efetividade ou não de um tratamento por que passa um paciente, caracterizar a população atendida, traçar estratégias de intervenção, prevenção e profilaxia no campo da saúde.
Avaliação Psicológica nos processos de entrevistas – Cada vez mais organizações e empresas se beneficiam dos recursos da avaliação psicológica nos processos seletivos, pois esse tipo de avaliação é bastante importante para a empresa na hora da contratação. Os testes aplicados servem para avaliar e observar diversos aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais. A partir destas respostas que são coletadas, também, por exemplo, por meio de entrevista, um questionário de múltipla escolha, um desenho ou uma colagem, a empresa acaba escolhendo o perfil mais adequado de funcionário para preencher determinado cargo e função. Os testes de uma avaliação psicológica podem ser relacionados à inteligência, aptidões e personalidade. Ainda pode analisar aspectos de relacionamento interpessoal do candidato, sua relação com autoridades e forma de lidar com as pressões e exigências profissionais. Ou seja, elementos que talvez os outros métodos, como entrevista e análise de currículo, não consigam detectar.
Avaliação Psicológica nas queixas escolares – A avaliação na aprendizagem visa entender porque uma criança não aprende ou apresenta dificuldades no processo de alfabetização e escolarização, colaborando para a compreensão e mudança de comportamento dos educadores e educandos, no processo de ensino-aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais. Realizando pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo, a partir dos recursos de entrevistas, aplicação de testes que englobem níveis de inteligência, atenção, sociabilidade, concentração e demais testes necessários.
Avaliação Psicológica na realidade do Trânsito – Esta avaliação na maioria das vezes é alvo de alterações e apreciações, especialmente por estar restringida aos testes psicotécnicos e por ser uma das etapas de análise do candidato à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ainda que não possa antecipar com precisão em que condições irão ou não se abranger em circunstâncias de risco. Por meio de práticas científicas válidas, o psicólogo perito em trânsito avalia os fatores externos e internos, conscientes e inconscientes, determinando um aspecto psicológico não apenas para dirigir um veículo, mas toda sua conduta perante o trânsito, medindo assim a atenção concentrada, o raciocínio lógico, a relação interpessoal e as características da personalidade.
Avaliação Psicológica nas cirurgias bariátricas e vasectomia – A investigação sobre o início da obesidade, padrões familiares, maneiras de lidar com a doença, quantas e quais tentativas buscou para emagrecer, prejuízos causados pela obesidade em sua vida, casos de obesidade na família, autoestima e imagem corporal, estado de humor, qualidade do sono, vida social e profissional e expectativas quanto ao procedimento cirúrgico auxiliará na verificação quanto à presença de compulsões, crises de ansiedade e fantasias acerca do emagrecimento, relação com o alimento e possibilidade de algum transtorno alimentar, na observação da capacidade de manutenção do controle frente às situações de estresse/tensão e de aspectos psicossociais que possam comprometer os resultados, importante conhecimento de aspectos que podem inviabilizar o procedimento cirúrgico: transtornos psicológicos mais graves como transtorno bipolar ou esquizofrenia, depressão, demais transtornos mentais e dependência química, considerações sobre a percepção social diferenciada referente aos obesos de sexo masculino e feminino (discriminação e exigência social). Investigação da relação entre o comer e os fatores emocionais, manutenção de conduta cautelosa e de encaminhamento para tratamento anterior à cirurgia quando necessário, trazendo a importância de se considerar a possibilidade de acompanhamento psicológico pré ou pós operatório.
No contexto da cirurgia de vasectomia, o psicólogo irá investigar e auxiliar o paciente a compreender o objetivo da cirurgia, garantir se a pessoa está tomando a decisão de livre vontade, sem influência de fatores relacionados a estados emocionais alterados ou se é necessário melhor acompanhamento antecipatório, para ambas cirurgias (bariátrica e vasectomia) além das entrevistas, aplicação de testes é acompanhado com devolutivas.Avaliação Psicológica na realidade Jurídica – Avaliação psicológica no contexto judiciário apresenta-se nos processos judiciais e do rito judiciário utilizado para tratar a matéria em questão, determinam a forma de abordagem do caso pelo psicólogo. Assim, na matéria da infância e juventude, em que a maioria das questões implicam em verificação da ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, nos processos verificatórios, cabe ao psicólogo utilizar os recursos de sua especialidade para dimensionar a problemática psicológica dos envolvidos na situação social e jurídica. De grande importância para: a psicologia jurídica e forense; a avaliação psicológica e perícia; a elaboração de relatórios, laudos e pareceres e os procedimentos de intervenção na instituição judiciária.