Por mais que a comunicação entre um casal seja um ponto muito falado e discutido, nem sempre o diálogo ocorre a tempo de rever questões das vivências, necessidades e opções de ambos na relação.
O namoro e o tempo fortalece a relação na amizade e companheirismo entre o casal, o que ao longo da história de ambos demonstrará maturidade e desenvolvimento emocional para contornar as situações, entendê-las e auto respeitar-se.
E é bom preparar-se para reações de raiva, desespero ou desejo de vingança. Ao invés de tentar apontar a parcela de culpa do outro, é melhor apostar na sinceridade e assumir a responsabilidade pelo o que aconteceu.
Muitas pessoas se transformam diante da possibilidade de perda e isso pode significar uma reviravolta e trazer mudanças positivas na relação. É importante considerar o momento em que o casal está vivendo, quais questões fazem parte da crise, quais motivos e quais segredos existentes.
Compreender se está na relação correta – se falta dedicação, afinidade ou intimidade entre os dois ajuda a decidir como lidar com a situação, assim como analisar e assumir o que motivou a escapadela, pois existem inúmeros fatores para alguém cometer uma infidelidade.
As pessoas sabem que a infidelidade pode acabar com um relacionamento e que, mesmo quando ele sobrevive, nunca mais é o mesmo. Talvez por isso seja tão difícil decidir sobre o que fazer quando ocorre a traição, mas independentemente do que se faça, contar ou esconder, deve-se saber que a relação precisa mudar mais intimidade e na atenção Conversar e passar mais tempo juntos pode ajudar na tentativa de superar o episódio e melhorar de vida afetiva individual e do casal.