1 – Aprenda a conviver com a Solidão;
A solidão é uma importante companhia que o ajudará ao longo do processo de envelhecimento a encontrar novos sentidos e compreender a si mesmo com novo sentido.
2 – Desenvolva empatia e paciência;
A empatia nos coloca sempre no lugar do outro, e a partir dela é possível desenvolver paciência na compreensão do tempo e dos limites que a velhice traz.
3 – Reconheça a experiência de Vida;
Na velhice, as histórias vividas ganham vários sentidos na vida da pessoa idosa. Dar tempo e ouvir suas experiências é uma forma de validar suas aprendizagens e aprender com o que foi compreendido.
4 – Limites fazem parte da trajetória;
Compreender os limites na velhice é de extrema importância, pois esses limites podem nos ensinar o que podemos ou não fazer por condições básicas de cuidado. Compreender os limites é respeitar a própria condição.
5 – Exercite atividades físicas e desenvolva uma rotina;
Na velhice, os hábitos e costumes ficam mais rígidos. Assim, é importante que siga uma pequena rotina como horário para acordar, para as refeições, descanso e demais atividades que facilitem e estimulem seu cotidiano.
6 – Cuide de sua saúde e perceba a qualidade de vida;
Além do cuidado clínico, a pessoa na velhice também necessita de atividades que promovam melhor qualidade de vida. Por exemplo passeios, amigos e encontro com familiares podem colaborar de forma sadia na terceira idade.
7 – Cuide das emoções e reconheça sentimentos;
Assim como o corpo necessita de cuidados, as emoções também precisam ser cuidadas e elaboradas. Dar sentido e ressignificar as perdas ao longo da vida é altamente indicado nessa etapa da sua existência.
8 – Respeito, Amor e Compaixão;
São características importantes para quem necessariamente cuida ou convive com idosos: respeito ao lidar com uma vida que já deve a sua idade, amor, pois futuramente você pode estar nessa condição de velhice e compaixão ao lidar com limites e dificuldades.
9 – Aprenda novas relações e novos vínculos;
Na velhice, quando existe a possibilidade de ressignificação das experiências vividas, fazem-se possíveis novas formas de relações e vínculos, assim como as experiências de vida, consigo mesmo e com as pessoas que fazem parte do cotidiano dessa pessoa idosa.
10 – Gratidão à Vida;
Porque a partir dela e com ela nenhum ser humano sai dessa jornada sem perceber e compreender seus próprios erros, acertos, conquistas, vitória e derrotas, e todas essas experiências tornam a vida mais bela pela oportunidade de viver e existir.