Atualmente a terapia em grupo tem tomado maiores proporções e atingido maior interesse de participantes, essa modalidade de terapêutica abrange não somente uma temática mas a convivência e a troca do próprio grupo promovendo maior interação, superação e resoluções de diversos tipos de conflitos.
A forma como cada grupo se desenvolve depende de cada participante, de cada tema e da cada atividade. É importante que o orientador antes de reunir o grupo faça as entrevistas de forma individual, após essa entrevista o próprio participante se sentirá mais seguro para falar de suas dificuldades e das queixas pessoais que o levaram até o grupo.
Superando a desconfiança, timidez e incredulidade é hora de aproveitar os diversos benefícios da terapia de grupo, que são muitos. O principal deles é estar em contato com pessoas que estão passando por situações parecidas com as suas. Através da troca, todos começam a se sentir mais fortes para enfrentar o problema e passam a vê-lo de uma forma diferente. O contato interpessoal pode facilitar na forma de lidar com as dificuldades e criar novos amigos com as mesmas afinidades.
Cada profissional irá direcionar o grupo conforme sua base teórica apropriada para cada encontro, caberá a esse delimitar a quantidade de participantes para que todos possam aproveitar, dias e tempo de duração para que as vivências compartilhadas tenha seu maior proveito.