A tecelagem na Arteterapia

A arte do tear acompanha a evolução humana. Ao longo da história, povos primitivos tem apresentado importantes elementos dessa prática. Há milhares de anos, na América do Sul, os povos indígenas, em especial, representavam – e ainda representam – elementos do cotidiano de sua cultura, a partir das peças produzidas em teares, carregada de cores diversas e elementos naturais.
Tecelagem de redes.
Tecelagem de redes – Maranhão BR
Confecção de cestos.
Confecção de cestos – Maranhão BRNo Brasil, temos a arte da tecelagem em diversas regiões, cada uma com suas particularidades e elementos próprios.
Bordado e renda.
Bordado e renda – Alagoas BR
Feira de artesanato.
Feira de Artesanato – São Paulo BR

Na arteterapia, utilizamos o recurso do tear em alguns contextos terapêuticos. Além de explorar aspectos de criatividade e cognição, as oficinas com a tecelagem enriquecem emocionalmente os participantes, oferecendo maior elaboração de conteúdos emocionais presentes durante o encontro.

Mandalas.
Mandala tridimensional.
Mandalas: 4 pontas, 8 pontas e tridimensionais.

É importante lembrar que para as oficinas de arteterapia não é necessário possuir habilidades manuais. Ao longo de cada encontro, cada participante vai percebendo o seu próprio desenvolvimento e benefícios das práticas. Para melhor aproveitamento das práticas terapêuticas, é realizada uma entrevista individual antes do início das turmas nas oficinas.

Por: Psicólogo Rogério Costa

Imagens retiradas:
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
Site:
Pinterest

Deixe seu comentário

Posts Relacionados: