A distimia, ou Transtorno Depressivo Persistente, pode levar bastante tempo para ser diagnosticada e tratada adequadamente, uma vez que se refere a um tipo de depressão leve, a qual não interfere ou altera de modo abrupto o cotidiano do indivíduo.
Alguns dos sintomas de um grau mais elevado da depressão constam também no quadro da distimia. No entanto, no que concerne à distimia em si, o sujeito consegue executar sua rotina sem apresentar maiores problemas. Mau humor ou irritabilidade constante, pessimismo constante, alteração no sono, aumento ou perda de apetite, aumento ou perda da atenção e da concentração são alguns dos sintomas desta desordem.
Geralmente, o indivíduo acometido pela distimia apresenta mau humor, fator que dificulta as relações sociais, e acabam vivendo aspectos dessa disfunção como um fator integrante de sua personalidade, dificultando, assim, a busca por tratamento. Quando o mau humor for constante e começar a interferir de modo gradual no cotidiano do sujeito, em tempo superior a dois anos, apresentando sintomas mais amplos de Depressão, é importante procurar ajuda.
É imprescindível observar as consequências desses sintomas na vida do sujeito e procurar ajuda profissional para tratamento mais adequado.
Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/transtornospsiqui%C3%A1tricos/transtornos-do-humor/transtornos-depressivos