É importante lembrar que cada pessoa constrói a própria trajetória conforme os seus valores e motivações. Assim sendo, não existe uma fórmula mágica, mas alguns pontos podem auxiliar na direção da sua carreira:
1 – Estude e tenha curiosidade em aprender
A primeira dica é fundamental, pois o conhecimento sobre a área de atuação que deseja ficará mais claro, a partir do seu empenho no aprofundamento de seus estudos. Estudar de forma contínua é um hábito de bons profissionais. Cursos de graduação, extensão, especialização, cursos livres são fundamentais para todo profissional.
2 – Esteja preparado(a) para mudanças
Todo o seu planejamento pode mudar. Principalmente, em um contexto de pandemia, todas as áreas sofrem alterações e, para conseguir atravessar períodos desafiadores, reflita bastante sobre o assunto. Além dos seus objetivos e conquistas, tenha outras opções em seu planejamento. Saiba que momentos de crises e mudanças sempre ocorrerão. Por isso, viva o momento presente procurando renovar conhecimento e recriar oportunidades.
3 – Construa a sua rede de contatos
Tenha contatos de profissionais que já atuam há mais tempo que você na sua área de escolha. A experiência de profissionais com alguns anos de exercício à sua frente poderá agregar a sua atuação, principalmente nos momentos de lidar com as adversidades e também para se recolocar no mercado.
4 – Escuta atenta
Faça o exercício da escuta: ouvir os colegas de trabalho, de profissão, superiores e demais profissionais. A escuta pode te auxiliar na compreensão dos pontos a serem fortalecidos na sua carreira.
5 – Comunicação colaborativa
Aprenda os segredos da comunicação sem ruídos, de forma clara e objetiva. Uma comunicação não agressiva poderá ajuda-lo(a) na construção de uma carreira sólida, compreendendo a diversidade de profissionais e as possibilidades que poderá desenvolver.
Por: Psicólogo Rogério Costa