No ambiente corporativo existem diversas distorções ao tratar juventude e construção de carreira profissional. Algumas corporações ainda acreditam que os profissionais jovens, em início de carreira, nem sempre são comprometidos e fiéis. Porém, uma reflexão mais profunda faz-se importante para uma melhor compreensão do que são comprometimento e ações de fidelidade em contexto profissional.
O incontrolável desejo de mudanças e significados dos jovens profissionais requerem uma percepção que integre e sustente de forma positiva esse jovem, em cada contexto organizacional. Desta forma é importante a compreensão dos sonhos, desejos, valores e trajetória de cada profissional em tempo real com os gestores de cada empresa.
Vale lembrar que as novas gerações trazem novos propósitos e mudanças que podem transformar o contexto organizacional. Disponibilizar-se a que se mantenham jovens profissionais atuantes é uma forma de garantir o futuro das organizações.
Acreditar na capacidade de jovens profissionais é importante para sustentar novos potenciais em atuação, além de uma equipe que agregue conhecimento e capacitação entre novos e antigos profissionais, mantendo acesa a história de cada empresa e valorizando a singularidade de cada profissional.
Por: Psicólogo Rogério Costa