“O sintoma é a inscrição do simbólico no real”
Jacques Lacan
A palavra Psicossomática reúne duas palavras gregas que explicam a condição de saúde composta do ser humano. Psique, em livre tradução, significa alma, enquanto soma é o mesmo que corpo. Assim, podemos concluir que uma doença psicossomática afeta o corpo, mas se origina em nosso psicológico e alma. A partir daí, temos diversas doenças e sintomas físicos.
A Psicossomática é uma especialidade das ciências humanas, que se refere à condição da saúde do homem como um todo. Desse modo, ela defende que as doenças físicas, manifestadas nos indivíduos, têm sua origem no campo psíquico.
Certas doenças orgânicas podem representar desordens afetivas, servindo-se das vias do sistema nervoso para “somatizar-se”. As emoções podem ser traduzidas de diversas maneiras, entre elas: lágrimas, expressões, gritos, repercutindo nos órgãos internos e gerando uma somatização, a qual pode manifestar-se em forma de úlcera digestiva, asma, hipertensão arterial, frigidez, obesidade, dermatoses, entre outras doenças psicossomáticas.
Um grande abraço!
Psicólogo Rogério