Quando o assunto é o estresse é comum confundir com aspectos relacionados ao cansaço físico, indisposições de curto prazo, ou falta de ânimo, o cansaço físico é facilmente contornado com descanso adequado e boas horas de sono, assim como os demais aspectos similares.
O acumulo de situações desgastantes geram o estresse, a dificuldade em lidar com situações cotidianas pode acumular gerando maior desconforto emocional. O que determina o quanto uma pessoa irá se estressar é a própria fragilidade emocional de cada um associada a sua história de vida.
O ambiente de trabalho principalmente agora nesse período de pós pandemia poderá causar estresse quando ultrapassar o limite que o funcionário suporta. É importante que chefes e colaboradores percebam seus limites, tenham uma comunicação clara principalmente no gerenciamento de conflitos.
O ambiente de trabalho competitivo, a falta de reconhecimento, o acumulo de trabalho pode desencadear situações estressantes, que a longo prazo afetará a saúde e outras áreas da vida do sujeito.
Evitar o estresse no trabalho é um desafio constante, pois todos os dias novos problemas podem surgir e o desafio será resolvê-los da melhor maneira possível. O apoio e suporte emocional de forma profissional pode ser útil para eliminar o estresse do seu cotidiano e ter mais qualidade de vida e motivação para enfrentar novos desafios.
Abraços
Psicólogo Rogério Costa