As constantes incertezas com respeito a pandemia tem preocupado o mundo corporativo. A pressão para recuperar a economia, as mudanças no ambiente de trabalho para o formato remoto, novas formas de contrato e alterações de benefícios tem feito parte do dia a dia de muitos profissionais brasileiros. Tais transformações fizeram com que muitos profissionais experimentassem, com maior frequência e intensidade, diversos sintomas relacionados à saúde mental, como ansiedade, depressão, pânico e estresse pós-traumático em uma escala crescente, tornando-se a realidade de muitas pessoas.

Certamente, em 2021 a saúde mental tem sido a maior preocupação empresarial, em se tratando da gestão de pessoas. O prolongamento da pandemia e a necessidade de distanciamento social tem gerado desgastes emocionais e cargas pesadas de trabalho, que dificilmente são alternadas com o descanso necessário. Muitas companhias vem se preocupando e balanceando as ambiciosas agendas de recuperação dos negócios.

A recuperação de uma rotina de trabalho saudável necessita uma atenção maior na gestão de pessoas, nesse cenário de perdas, e exposição a situações estressantes requer maior acompanhamento e planejamento personalizado, com escalas psicológicas e desenvolvimento de estratégias. Retomar a economia e as atividades presenciais, sem que isso seja contextualizado de forma mais humanizada, sugere o agravamento de uma crise, que pode demorar muito mais tempo para ser reestruturada.

Entre em contato com a gente!
Um abraço

 

Psicólogo Rogério Costa

Deixe seu comentário