Antes da pandemia a solidão já se fazia presente nos trabalhos realizados de forma remoto, profissionais de diversas áreas afirmam sentir mais de perto a solidão e sentimentos de tristeza.
Durante a pandemia em 2020 o cenário ficou triste e cada vez mais complexo, afinal o ser humano é feito de relações, muitas pessoas enfrentaram momentos de maior tristeza ao se deparar com essa realidade, momentos de maior ansiedade para rever os amigos, familiares e retomar as atividades de trabalho.
Porem é importante observar que já caminhávamos nessa direção do trabalho remoto com maiores momentos de distanciamento social, que a nossa solidão já vinha se tornando crônica, pode nos levar a refletir sobre algumas questões, como o paradoxo de uma sociedade extremamente conectada, mas profundamente distante nas relações sociais.
De olho na tela do computador e do celular, e de olho nos sentimentos e reações frustradas nesse momento de pandemia. Após o avanço das vacinas muitas organizações já estão voltando agora na modalidade híbrido.
Muitas pessoas se sentem mais seguras ainda no home office, a solidão fez boa companhia. Agora aos poucos as pessoas estão se readaptando a novos modelos de gestão interna dos próprios sentimentos e emoções, e gestão externa, de pessoas e de formas mais significativas de trabalho e atuação.
Cuide-se bem!
Abraços,
Psicólogo Rogério